Guia prático sobre a escrituração digital das obrigações fiscais
Entenda tudo o que você precisa sobre a escrituração digital das obrigações fiscais
A fim de manter a conformidade fiscal de sua empresa, muitas são as obrigações que devem ser cumpridas. Uma delas é a escrituração digital de suas obrigações fiscais.
Mas você sabe o que isso realmente significa? Sabe como fazer essa escrituração?
Caso as respostas sejam negativas, não se preocupe. Afinal, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Vamos lá?
O que é a Escrituração Fiscal Digital (EFD)?
Podemos definir a Escrituração Fiscal Digital (EFD), conforme o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), como:
um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Em outras palavras, consiste em um arquivo digital que reúne informações sobre todas as movimentações fiscais e financeiras, como o faturamento da empresa e dos impostos recolhidos, para que os empreendimentos prestem contas ao governo.
Vale ressaltar que a escrituração digital deve ser devidamente preenchida, assinada de forma digital e enviada através do SPED para evitar problemas com o fisco.
Afinal, com a EFD, o governo pode analisar todas as informações enviadas por você, além de ter acesso aos dados de compra e venda, de fornecedores, de clientes, de cartões de crédito etc.
Isso significa que, caso você cometa erros no preenchimento, decida omitir informações ou apresentar informações incorretas e incompletas, sua empresa poderá sofrer penalidades por parte do governo, como pagamento de multas e demais sanções legais e administrativas.
Sendo assim, é fundamental realizar a escrituração digital das obrigações fiscais de forma correta. Quer saber como fazer isso? Veja a seguir!
Como fazer a escrituração digital das obrigações fiscais?
A fim de que você entregue a escrituração digital de suas obrigações fiscais de forma correta e segura, é fundamental contar com o apoio de especialistas contábeis.
Diante disso, saiba que podemos ajudar você!
Isso porque vamos realizar o levantamento de todas as informações e documentações que precisam ser enviadas via SPED.
Vale ressaltar que a EFD é utilizada para realizar a escrituração dos seguintes documentos:
- Registro de todas as entradas;
- Registro de todas as saídas;
- Registro de apuração do ICMS e do IPI;
- Registro do inventário;
- Registro de Controle de Produção e Estoque.
Vale ressaltar que, para que as informações devidas sejam enviadas, será necessário o uso do certificado digital a fim de que seja realizada a assinatura digital da EFD.
Entretanto, caso você ainda não tenha o certificado digital, não se preocupe, afinal também podemos ajudar você com o processo de emissão desse importante certificado. Assim, será possível transmitir todos os documentos devidos.
Também será necessário preencher todas as informações relacionadas à empresa e às suas devidas movimentações e apurações.
Por fim, precisamos ressaltar que a EFD pode ser retificada em caso de erros, no entanto, ao contar com o nosso suporte contábil, você não precisará se preocupar com erros, complicações e burocracias.
Conte com a nossa contabilidade especializada!
Nós possuímos vasta experiência na prestação de serviços contábeis de excelência para garantir a organização, a boa saúde financeira e a conformidade fiscal e contábil de cada um dos nossos clientes.
Sendo assim, não hesite em nos enviar uma mensagem para que possamos ajudar você não só com a ECD, mas com os demais assuntos contábeis e fiscais de sua empresa.
Aguardamos o seu contato!
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