Atrair clientes é uma necessidade de absolutamente todas as empresas que querem se manter firmes no mercado.
Contudo, infelizmente, o público está cada vez mais resistente às compras.
Porém, é preciso compreender que a utilização de boas estratégias de prospecção de clientes podem gerar um aumento expressivo das suas vendas, assim como melhorar o faturamento recorrente.
Então, pensando na sua necessidade, resolvemos escrever este artigo sobre a prospecção de clientes e levar até você informações extremamente importantes para efetivar os seus resultados da maneira como você sempre quis!
Vamos lá?
Boa leitura!
O Que É A Prospecção De Clientes?
A prospecção de clientes está diretamente relacionada ao desenvolvimento de todas as empresas. Afinal de contas, como seria possível se manter atuante no mercado e garantir o constante crescimento do negócio sem encontrar novas oportunidades de fechamento e, consequentemente, de aumento no faturamento, não é mesmo?
Sendo assim, podemos definir a prospecção de clientes como sendo a ação de encontrar possíveis oportunidades – chamadas de “leads” – para tornar possível a aproximação e, é claro, a conquista de novos consumidores do seu produto ou serviço.
Contudo, é necessário compreender que a prospecção de clientes tem diversas bases, mas, o principal ponto é fazer o correto estudo do seu mercado, persona e público-alvo para, então, definir formas efetivas de abordagem.
Para além disso, é importante destacar a necessidade do correto diagnóstico dos leads captados, mantendo o foco principal em aquecer a sua base antes de fazer uma oferta de venda. Afinal, ninguém adquire algo que não sabe o que é, certo?
Dessa maneira, vamos conhecer agora algumas das particularidades da prospecção de clientes.
Prospecção De Clientes Ativa
A prospecção de clientes ativa tem como base principal as estratégias de outbound marketing, que “bombardeiam” o consumidor com diversas informações, criando, assim, o desejo de compra ou mantendo necessidades latentes.
Para além disso, é importante compreender que a prospecção ativa de clientes tem o outbound como forma de auxiliar o departamento comercial no desenvolvimento de novas formas de abordar o prospect, já que esta equipe é responsável pela captação, qualificação do lead e fechamento das propostas.
Prospecção De Clientes Passiva
Enquanto a prospecção de clientes ativa tem como foco principal o contato direto com o possível consumidor, a prospecção passiva faz o processo inverso. Ou seja, são criadas maneiras de atrair o lead por meio de incentivos que geram interesse e fazem com que ele chegue até a fase de contato.
Visto isso, as estratégias de prospecção passiva de clientes estão diretamente ligadas ao inbound marketing, que visa estratégias de atração do prospect por meio de conteúdos e outras formas imersivas, gerando valor não apenas ao lead, mas à empresa, uma vez que, assim, torna-se possível provar a sua expertise.
As Estratégias De Prospecção De Clientes Devem Andar Lado A Lado!
Agora que você compreende as diferenças entre prospecção de clientes ativa e prospecção de clientes passiva, é o momento de compreender a necessidade de manter alinhados os usos de ambas as estratégias, uma vez a junção é capaz de oferecer cada vez mais resultados.
Sendo assim, para entender melhor essa questão, repare que enquanto as metodologias ativas não trazem tantas formas de mensuração, as passivas permitem o controle total de métricas e dados. Contudo, em contrapartida, as estratégias ligadas ao outbound marketing são capazes de atingir o público no seu dia a dia, enquanto as ligadas ao inbound têm incidência ao público utilizador, principalmente, dos meios digitais.
E então, o que achou das informações que trouxemos para você sobre a prospecção de clientes? Foram úteis?
Caso tenha algum tipo de dúvida ou queira nos contar um pouco sobre suas experiências com essas estratégias, basta deixar o seu comentário na caixa logo abaixo ou então, entre em contato conosco, e não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas redes sociais.