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Zero prejuízos – como definir a margem de lucro para serviços?

Margem De Lucro Para Serviços Aprenda A Definir Corretamente E Zerar Os Seus Prejuízos - Abrir Empresa Simples

Aprenda a definir corretamente a margem de lucro para serviços

Saiba como fazer a identificação correta da margem de lucro e zere os prejuízos na comercialização dos seus  serviços.

Para empreender com sucesso, é essencial entender como definir a margem de lucro e o que isso realmente representa para o seu negócio. 

Essa definição tem uma grande importância para as empresas, resumidamente, essas informações são cruciais para uma análise precisa do seu cenário financeiro. 

Por isso, neste artigo, reunimos a explicação sobre como defini-la corretamente na prestação de serviços.

Acompanhe até o fim para dominar o assunto!

O que é margem de lucro?

De modo resumido, a margem de lucro se refere à parte do preço de um produto ou serviço que representa o lucro da empresa. 

O valor deriva da subtração de despesas e custos do preço do produto ou serviço, em relação ao preço.

Em outras palavras, é a diferença entre o preço de venda de um serviço e o custo associado à sua prestação, representando a porcentagem de lucro obtida sobre cada venda realizada.

Qual a importância da definição correta?

Essa porcentagem é fundamental para a lucratividade. Por meio dela, é possível otimizar a comercialização dos serviços, levando em consideração todos os custos envolvidos, e definir se a precificação final é adequada.

Por isso, é um dos principais indicadores de desempenho de uma empresa, sendo extremamente necessário para definir se a empresa está gerando lucro ou não.

Qual a diferença entre lucro e margem de lucro?

O lucro de uma empresa é basicamente o valor que sobra após subtrair todas as despesas da receita de vendas. 

Já a margem de lucro, como citamos, é a porcentagem em relação à receita bruta e indica se o negócio está gerando resultados positivos ou negativos. 

Como definir corretamente?

Para definir corretamente a porcentagem de lucratividade ideal, é preciso entender que existem dois tipos principais: a margem de lucro bruta e a de lucro líquido. 

Como calcular a margem bruta?

A margem bruta mede a rentabilidade do negócio e indica o retorno percentual do investimento na empresa.  Ela é calculada subtraindo o custo direto do serviço do preço de venda.

A fórmula é simples: receita – deduções – custos diretos x 100  =  margem bruta 

Como calcular a margem líquida?

Já a margem líquida leva em consideração não apenas os custos diretos, mas também os custos indiretos e as despesas gerais do negócio.

Ela é calculada da seguinte forma: receita – deduções – custos diretos – custos indiretos X 100 = margem líquida 

Qual a margem de lucro ideal?

Embora haja estimativas de margens de lucro mínimas e aceitáveis, não é possível estabelecer uma porcentagem padrão para todas as empresas. 

Cada negócio possui uma margem considerada “ideal” específica para as suas características. 

Por isso, é essencial entender que esse percentual não é universal, pois varia conforme o setor, as atividades da organização.

E, apesar de 20% ser considerado uma boa margem de lucro no setor de serviços, o tipo de serviço e a estratégia de precificação da empresa devem ser considerados para definir corretamente.

Você pode determinar a sua margem de lucro corretamente de forma simples!

Por fim, é essencial que os empreendedores estejam atentos à porcentagem correta de seus negócios para avaliar o sucesso das vendas e manter a competitividade no mercado. 

Um sistema de gestão inteligente pode ser uma ferramenta valiosa nessa jornada.

Nesse sentido, ter apoio de uma empresa especializada pode te ajudar a poupar tempo e ser efetivo.

Dessa forma, os empreendedores podem acompanhar de perto o desempenho do negócio com simplicidade e efetividade.

E aí, quer ter essa simplificação na determinação de sua margem de lucro? Fale conosco!

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