Sem categoria
Nenhum comentário

Impostos na construção civil – como não pagar a mais?

Descubra se você tem pago mais impostos do que deve e como reverter essa situação!

Não deixe que os impostos sejam um empecilho para o crescimento do seu negócio na construção civil, entendendo como pagar apenas o necessário 

Ter um negócio na área de construção civil demanda um cuidado impecável com todos os fatores necessários para que tudo funcione de forma adequada.

Ou seja, é preciso ter uma boa gestão dos projetos, cuidar bem dos aspectos financeiros e orçamentos e, além disso, estar em dia com todas as obrigações que viabilizam o funcionamento regular do seu negócio, dentre elas, os impostos…

Sabemos que falar sobre impostos é tocar em um assunto complexo e que, muitas vezes, gera dor de cabeça em muitos empresários, contudo, preparamos este artigo justamente com o intuito de que você não tenha mais problemas com isso.

Impostos na construção civil – como funcionam?

Assim como todo negócio, os impostos são uma responsabilidade com a qual você precisa arcar para poder funcionar em conformidade com a Receita Federal.

Contudo, a tributação brasileira é complexa, com altos valores de alíquotas e diversas especificidades nas legislações, o que, comumente, faz com que diversos gestores da área de construção civil paguem mais impostos do que devem.

A principal razão para isso se dá pelo regime monofásico e substituição tributária, que levam ao pagamento de impostos os quais não eram necessários.

Regime monofásico e substituição tributária

De forma bem resumida, quando se tem o regime monofásico e a substituição tributária, impostos como o PIS, COFINS e ICMS só precisam ser pagos no início da cadeia tributária.

Na construção civil, a base de construção civil são os impostos da prestação de serviço, contudo, quando utilizados materiais de construção na obra, é aplicado o regime de substituição tributária.

Isso significa que, na apuração dos seus impostos, esses devem ser deduzidos.

Contudo, ocorre que muitas empresas acabam pagando novamente, sem necessidade, o que gera notáveis prejuízos para a empresa.

Recuperação de crédito tributário

Entretanto, existe uma solução para esse problema, que é a recuperação de crédito tributário.

Esse é um direito do seu negócio, previsto na legislação, o qual garante que você possa recuperar o que foi pago a mais nos últimos 5 anos, mediante uma apuração precisa, realizada por profissionais contábeis e apresentação de comprovantes.

A solução para não pagar impostos a mais está em um planejamento tributário preciso!

Ainda que exista uma solução para caso impostos sejam pagos a mais, o ideal é que essa situação seja evitada e você, gestor, garanta a conformidade do seu negócio com custos tributários enxutos.

E isso é possível!

Por meio de um planejamento tributário feito, considerando as especificidades do seu negócio e garantindo o enquadramento adequado, bem como a aplicação de todos os aspectos da legislação que podem te beneficiar, você não pagará impostos a mais.

Conte conosco

Se você quer garantir a elaboração de um planejamento tributário impecável para o seu negócio, já está no lugar certo.

Nós, somos uma contabilidade especializada em construção civil e dispomos de profissionais com a expertise e experiência necessárias para cuidar disso.

Assim, você terá um planejamento tributário adequado e impostos não serão mais uma dor de cabeça no seu dia a dia.

Sendo assim, não hesite em contar conosco!

Sem categoria

Mais posts similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
Recomendado só para você
Você sabe como proteger sua empresa de crimes virtuais? Aprenda…