Registro de empresa: tudo sobre vantagens e documentos necessários!

Descubra Quais Os Documentos Necessários Para Registro De Empresa! - Abrir Empresa Simples

Registro de empresa: quais os documentos?

Descubra qual a importância, vantagens e documentos necessários para o registro de empresa. Saiba quais os passos para esse processo!

Se você já pensou em abrir o seu próprio negócio, certamente sabe que o registro de empresa é fundamental.

Este processo é vital para garantir alguns benefícios e assegurar que a sua empresa seja formalizada de maneira correta.

Neste artigo, apresentaremos o que é, qual sua real importância, bem como os documentos e passos necessários, para obter êxito.

Além disso, abordaremos quais as vantagens em registrar sua empresa junto aos órgãos reguladores.

Portanto, continue conosco e entenda mais sobre o assunto!

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O que é o registro de empresa?

Para que o seu negócio seja reconhecido legalmente pelos órgãos públicos responsáveis, como a Receita Federal, a Junta Comercial, a Prefeitura, entre outros, é preciso fazer o registro de empresa.

Esse registro dá à empresa uma personalidade jurídica, um CNPJ e um número de inscrição municipal ou estadual, conforme o tipo de atividade que ela realiza.

Por que é importante registrar a sua empresa?

O registro de empresa é essencial para que a sua organização possa atuar, de forma legal e segura, no mercado.

Com isso, você pode emitir notas fiscais e comprovar a origem dos seus rendimentos, ter acesso a crédito, financiamento e incentivos fiscais.

Além disso, também é possível proteger o nome e a marca da sua empresa, contratar funcionários e fornecedores com facilidade, bem como aumentar a credibilidade e a confiança perante os clientes e parceiros.

Outro ponto importante de registrar sua empresa, se deve ao fato de cumprir com as obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias.

Quais os documentos necessários para registro de empresa?

Para registrar a sua empresa, é preciso executar algumas etapas, que podem variar conforme porte, ramo de atividade e regime tributário escolhido.

No entanto, alguns documentos são comuns para todos os tipos de empresa. São eles:

  • RG e CPF dos sócios, com cópia simples;
  • Certidão de casamento dos sócios, se houver;
  • Comprovante de endereço dos sócios;
  • Última declaração do Imposto de Renda dos sócios;
  • Carteira do órgão de classe dos sócios;
  • Comprovante de endereço da empresa;
  • IPTU ou documento contendo a inscrição imobiliária do imóvel onde a empresa será localizada;
  • Ficha Cadastral Nacional (FCN).

Devido às burocracias a serem enfrentadas por aqueles que buscam registrar suas empresas, é importante considerar o apoio de profissionais que entendem do assunto.

Assim, terá todo o apoio necessário sobre os procedimentos e etapas a serem seguidas.

Veja 9 passos para registrar a sua empresa

O processo de registro de empresa pode ser complexo e burocrático, mas pode ser simplificado se você seguir alguns passos.

Abaixo, apresentaremos nove dos principais. Veja!

  1. Escolha o tipo jurídico da sua empresa.
  2. Defina o nome e marca da sua empresa.
  3. Verifique a disponibilidade na Junta Comercial e no INPI.
  4. Elabore o contrato social ou Requerimento de Empresário Individual.
  5. Registre esse documento na Junta Comercial do seu estado.
  6. Obtenha o CNPJ junto à Receita Federal.
  7. Solicite a inscrição municipal ou estadual na Sefaz.
  8. Solicite o alvará de funcionamento na Prefeitura.
  9. Providencie as devidas licenças e autorizações específicas para suas atividades.

Ao registrar a sua empresa, o empresário também pode usufruir de diversos benefícios para as suas atividades.

Quais as vantagens de registrar sua empresa?

Claramente, o registro de empresa é uma decisão muito inteligente para os empresários.

Afinal, permite ter mais segurança jurídica e tranquilidade para sua gestão, ampliar suas oportunidades de mercado e, consequentemente, conquistar mais clientes.

Além disso, permite aumentar seu faturamento e competitividade no mercado em que atua, bem como ter facilidade para captação de recursos e investimentos em crescimento.

Vale destacar que registrar sua empresa também é vital para o desenvolvimento econômico e social do país.

Como os especialistas em contabilidade pode te ajudar?

Como você pode perceber, o registro de empresa é um processo complexo, que requer vários documentos e procedimentos junto aos órgãos públicos.

Por isso, é recomendável que você tenha o apoio de um especialista em contabilidade, que pode te orientar em diversas questões como, por exemplo, a escolha do tipo jurídico e do regime tributário mais adequado para a sua empresa.

Além disso, com o auxílio de profissionais qualificados, você terá todas as diretrizes para a elaboração e o registro do contrato social ou do requerimento de empresário individual, visando a obtenção do CNPJ, da inscrição municipal ou estadual e do alvará de funcionamento.

Portanto, não hesite em procurar por especialistas e evite maiores problemas durante o registro da sua empresa e início das suas atividades.

Garanta tranquilidade ao registrar sua empresa

O processo para registro de empresa é essencial para garantir a formalização do seu negócio, se mantendo distante de maiores problemas.

Por isso, quanto mais rápido procurar por auxílio, mais tranquilidade você terá para executar as etapas necessárias.

Nós, da Abrir Empresa Simples, dispomos de diversos materiais relacionados ao assunto, visando proporcionar as melhores dicas para a regularização das suas atividades.

Portanto, entre em contato com nossos profissionais e veja como podemos te ajudar!

Registre sua empresa sem maiores dificuldades!

Entre em contato conosco!

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